Motivo de inspiração para escritores e poetas - desde a Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade até Caetano Veloso - que eternizou em Sampa as esquinas da rua Ipiranga e da Avenida São João, o Centro de São Paulo abriga todas as formas de diversão e já foi reduto da boemia paulistana. Seus edifícios também marcam sua trajetória: o Pátio do Colégio, marco da fundação da cidade, as construções do século XX como o Martinelli, erguido na década de 20, o Copan de Niemeyer, da década de 50 e o Edifício Itália, de 65.
O Centro tem uma importância fundamental para a evolução da cidade. É a região que confere à metrópole a sua marca, sua identidade. Após um período intenso de glamour e importância, sofreu uma fase de decadência e esquecimento, a partir do final dos anos 70. Mas, nos anos 90, novamente se acenderam os holofotes sobre a região que, atualmente, ganha cada vez mais vitalidade.
Uma das principais responsáveis é a Associação Viva o Centro, criada em 91. Iniciativa de diversos empresários, com o apoio de instituições públicas, o Viva o Centro tem profissionais preparados junto a especialistas em urbanismo para sua atuação em diversos projetos de melhoria. A associação comemora conquistas como a recuperação do Viaduto do Chá, do Viaduto Santa Efigênia e do Largo São Bento.

Viaduto Sta Efigênia
Em termos de comércio e serviço, o Centro de S. Paulo sempre foi muito vivo e pulsante, mas havia perdido o esplendor de um local para diversão. O trabalho do Viva o Centro ensina o caminho do concreto para a recuperação dessa parte tão importante da metrópole, preservando uma das características mais inerentes de um Centro Urbano: a diversidade - étnica, cultural, social e econômica - como a garantia de sua força e riqueza.
O poder público reconhece o trabalho de revitalização e importância, tanto que a sede da prefeitura mudou-se para o local em 2004. Hoje, morar no Centro da cidade voltou a ser um diferencial e sua vida cultural e de entretenimento também reconquistam a atenção e prestígio que a região realmente merece.
Conheça algumas das conquistas do Viva o Centro:
1.Complexo Cultural Júlio Prestes
2. Praça do Patriarca/Projeto do Corredor Cultural.
3. MASP Centro
4. Centro Cultural Banco do Brasil
5. Mosteiro e Largo de São Bento
6. Festivais Internacionais São Bento de Órgão
7. Restauro da Fonte dos Desejos
8. Posto Policial 24h no Viaduto do Chá/Janeiro de 2001
9. Centro Cultural dos Correios
10. Restauro do Viaduto do Chá
11. Restauro do Viaduto Santa Efigênia
12. Sesc Centro
O avesso Do Avesso
Saiba mais: Viva o Centro
2 comentários:
Clá,
Adorei seu post e é bem legal esse projeto mesmo!O clip é o "jungle" Avesso do Avesso!
Beijos!
lindo clip
otimo post
convite para o cosmopolitan aceito
semana q vem, por favor!
Postar um comentário