terça-feira, 3 de junho de 2008

Um começo e dois temas

Feliz com o convite para integrar a equipe do WTTJ, precisei resolver uma dúvida: sobre o quê escrever? São Paulo rende milhares de assuntos, tem mil caras diferentes, e eu sou mega indecisa. Geminiana, né? Pensei bastante e vou inaugurar minha participação aqui com dois temas:

1) São Caetano do Sul é aqui do lado. Nasci e ainda resido nessa província, que se localiza bem mais próxima ao centro da capital do que muitos bairros. Trabalho em SP desde 2001 (sou paulistana de coração, desde então) e sempre me deparo com a reação: "Você mora em São Caetano?? Que longe!! Nossa!! Quantas horas você leva pra chegar aqui?" Parece que esse povo nunca viu um mapa da Grande São Paulo.

O trajeto de ida ou vinda pode levar de 20 minutos a 1h30 e varia com o trânsito. Ou seja, perco o mesmo tempo no trânsito que muita gente que mora na cidade de São Paulo. E vale lembrar que as cidades do Grande ABC não possuem mercado de trabaho, dependendo da área em que você atua. E que, por isso, muita, mas muita gente faz essa viagem todo dia pra trabalhar (e nem é tão longe, hein).

Para quem não sabe, São Caetano faz divisa com a Vila Prudente e com o Ipiranga. Então, para afastar de vez preconceitos e a falta de noção, um mapinha:




Fonte: site SP Turismo


2) Ruas fedidas. Este segundo tema é uma reclamação. Eu amo SP, adoro andar a pé, observar as construções antigas, a herança arquitetônica do centro. Mas, vocês já repararam como algumas ruas (ou trechos de ruas) tem cheiro de xixi? É terrível!

Culpa dos moradores de rua? Da falta de banheiros públicos? Falta de limpeza urbana mesmo e descaso da prefeitura? Ou falta de educação de muitos homens (porque, cá pra nós, mocinhas não fazem xixi na rua) que fazem das calçadas e canteiros seu urinol? É fato que as pessoas ainda não têm consciência de que a cidade é sua casa também e merece respeito. Jogam lixo na rua e cospem (argh!), mas fazer necessidades fisiológicas?

Em tempos de patrulha a donos de cachorros para que recolham as fezes de seus animais, proponho uma nova campanha: não faça xixi na rua! É feio e estraga a cidade. Se o banheiro da sua casa está ocupado, você faz xixi no cantinho da sala? Não, né. Por favor, meninos, vamos colaborar para deixar o odor de São Paulo menos pior.

Um comentário:

Rotatividade disse...

Márcia,

Bem vinda ao mundo das "junglesetes"! risos!
Adorei seu post! Beijocas!