quinta-feira, 3 de julho de 2008

Campanhas de saúde na cidade














No mês de agosto serão realizadas três campanhas de vacinação na cidade de São Paulo.




É o mês da prevenção. As campanhas de saúde mobilizam milhares de profissionais de saúde todos os anos. As campanhas de vacinação são importantes para formar um bloqueio de transmissão das doenças e a única forma eficaz de prevenção.


DATAS DAS CAMPANHAS:

No dia 11 a 24 de agosto será campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos.
No dia 09 será a vez da campanha contra a Poliomielite 2a fase e no período de 09 de Agosto a 12 de Setembro, a Campanha de Vacinação para Eliminação da Rubéola.

CAMPANHA CONTRA A RUBÉOLA
O objetivo é vacinar homens e mulheres de 20 a 39 anos, que também receberão a vacina contra o sarampo.
Causada por um vírus, a rubéola é uma doença altamente contagiosa, acometendo crianças e adultos suscetíveis, e se manifesta pela presença de febre e manchas vermelhas pelo corpo. O quadro grave é quando a infecção ocorre na gravidez, o que provoca sérias complicações como aborto, natimorto, infecção crônica do feto e malformações congênitas. Pode causar, principalmente, surdez na criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior campanha de vacinação a ser realizada no mundo. A previsão é imunizar cerca de 70 milhões de brasileiros de 20 a 39 anos. Só na cidade de São Paulo, a meta é vacinar cerca de 4 milhões de pessoas.
Para eliminarmos a doença do nosso país, é preciso uma grande mobilização de todos os setores da sociedade.





Todos devem participar, mesmo os que já tomaram a vacina. As campanhas de vacinação são gratuitas e as informações sobre postos volantes e fixos na cidade de São Paulo serão divulgadas no período próximo as campanhas pela Central 156.

Melhor prevenir do que remediar. Essa máxima popular demorou para ser assimilada pela saúde pública brasileira. Mas, atualmente, o Brasil é referência em campanhas de prevenção, exportando o modelo para outros países.

Nenhum comentário: