quarta-feira, 18 de junho de 2008

Centro livreiro

São Paulo é o maior centro livreiro do país!
Segundo a Associação Nacional de Livrarias, das 2.680 livrarias que existem no Brasil, 470 delas estão na capital paulista.
Comparado com índices de leituras de outros países, o do Brasil ainda é muito baixo.
Na França o índice é de sete livros por habitante em um ano, nos Estados Unidos cinco e no Brasil menos de dois!
Para as pessoas que, como eu, encontram na literatura um alento, e também para as que estão a procura dele, separei algumas livrarias onde o encontro é garantido.




Livraria Teixeira. Inaugurada em 1876 é uma das mais antigas e tranqüilas da cidade. O silêncio e as lâmpadas focadas nas cadeiras de leitura é o ambiente ideal para quem gosta de ler trechos das obras. Dentro da livraria há uma filial do café The Place.
Alameda Lorena, 1611, Jardins
Tel.: 3571-9888
Horário: seg a sáb, 10h/19h







Livraria Haikai. Especializada em livros importados de arte e arquitetura. Ambiente agradável localizado na cobiçada Praça VilaBoim, onde se encontram estudantes e gente descolada. Café nos fundos.
Rua Armando Penteado, 44
Higienópolis
Tel.: 3663-4616
Horário: seg a sáb, 9h/20h30
http://www.livrariahaikai.com.br/



Livraria Sobrado. Também está entre as mais tranqüilas. A arquitetura é um charme e os livros podem ser apreciados em confortáveis poltronas e sofás distribuídos em 400 metros quadrados, além de uma varanda com jardim. Avenida Moema, 493 Moema Tel.: 5052-3540 Horário: seg a sáb, 10h/20h http://www.livrariasobrado.com.br/






Fnac Avenida Paulista. Famosa mega store para os que adoram estar cercados de variedades de livros, cds, revistas, dvds, inclusive de muita tecnologia e novidades.
Av. Paulista, 901 Térreo Mez. e 1º subsolo, ext.Alameda Santos,960 - Bela Vista.
Aberta todos os dias inclusive domingos e feriados das 10hs às 22hs telefone (011) 2123-2000.


Livraria Cultura Conjunto Nacional. A maior livraria da América Latina que ocupa o espaço onde funcionou o antigo Cine Astor. Oferece muita diversidade de livros (total de 2 milhões de títulos), dvds, cds, revistas, além de um teatro, espaço para crianças e exposições.
Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2.073. Tel. (11) 3170-4033. De segunda a sábado, das 9 horas às 22 horas. Domingos e feriados, das 14 horas às 20 horas.




Para quem não pode comprar, o Metrô desenvolve o projeto Embarque na Leitura e possui 4 bibliotecas em diferentes estações:
Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Luz (Linha 1-Azul) e Largo Treze (linha 5 – Lilás).
De acordo com o site do Metrô, o acervo conta com livros de literatura brasileira e estrangeira, filosofia, artes, religião, sociologia, história e geografia.
O empréstimo é gratuito. Para se cadastrar e receber a carteirinha, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) em uma foto 3X4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas.


Fontes e Fotos: Veja SP e Site do Metrô.

2 comentários:

A que está escrita. disse...

Sem falar nos sebos! Sempre que estou aí preciso fabricar espaço para trazer os livros!! Uma delícia!

Márcia Campos disse...

Acho legal mencionar a Martins Fontes, na Paulista (perto do metrô Brigadeiro). Sossegada, sem badalação, sempre tem os livros que eu procuro!
:)